segunda-feira, 9 de novembro de 2009

50 anos na vanguarda ....


Estava tudo bem, a harmonia se instalava em todo lugar, tudo dava certo, havia um equilíbrio nas distribuições das cores e sons que compunham os diversos ambientes naquele mundo, a arquitetura era suave e inteligente, a temperatura amena,o pensamento gerava o movimento, tudo estava em seu devido lugar, de repente surge uma palavra nova, abduzido, o que significava aquilo?, depende do lugar que você está, aqui, significa que em determinada hora e lugar, você é transferido para outro mundo, vai do jeito que tiver .

Era um domingo de sol, 11:45 h, 13 de julho de 1958, (a data, viria a se tornar o “Dia mundial do Rock”), ABC paulista, tudo dava certo, nas rádios tocavam A Taça do Mundo é nossa (1), Cabecinha no ombro (2), Chega de Saudade (3), Estrada do Sol (4) entre outras músicas, estava chegando a bossa-nova. O Brasil era campeão do mundo, o jogo foi 5 x 2 conta a Suécia, Maria Ester Bueno vence em Wimbledon, havia começado a produção do Fusca, Brasília estava quase pronta, através da batuta dos mestres, Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer.

No mesmo ano, chegavam Eduardo Dusek, Cazuza, Prince, Kate Bush, Madona e Michael Jackson . O livro Gabriela , Cravo e Canela de Jorge Amado, era o mais lido, Glauber Rocha estreava como diretor de cinema, estava começando o cinema novo, tudo era moderno, tudo era bonito, tudo era bárbaro.

Se é que é possível escolher o momento pra nascer, eu escolheria este, agora estou terráqueo.

1958 - o ano que o mundo descobriu o Brasil.

.. ..



1 - W. Maugeri, Maugeri S., V. Dagô e L. Müller
2 - Paulo Borges
3 - Tom Jobim e Vinícius de Moraes
4 - Tom Jobim e Dolores Duran



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário